Mergulho em Arraial do Cabo

Conhecida como a Capital Brasileira do Mergulho, Arraial do Cabo atrai profissionais e amadores que buscam uma maneira mais íntima e profunda de conhecer o mar que cerca a região. A fama de um dos melhores pontos de mergulho do Brasil não é à toa. Na água de Arraial, ocorre um evento raro que a transforma em um paraíso para ver a vida marinha. Conhecido como ressurgência, o fenômeno faz com que águas muito profundas cheguem à superfície. A corrente traz com ela uma enorme quantidade de alimentos e também águas muito geladas, transparentes e azuis. Tal fato atrai uma grande quantidade e variedade de vida marinha para a região.

Tartarugas, cavalos marinhos, arraias, moreias, grandes peixes, golfinhos e baleias são vistos com frequência naquelas águas. Até mesmo orcas e pinguins fazem visitas por lá. Um deleite para os visitantes. A boa notícia é que, sendo ou não um mergulhador profissional, é possível curtir o mergulho no mar de Arraial. Até mesmo em um nado com snorkeling você será feliz. E se desejar mesmo encarar o desafio de se equipar com roupa de neoprene e cilindro, mergulhos de batismo estão disponíveis para marinheiros de primeira viagem.

Para quem deseja apenas curtir a vida marinha em mergulho de superfície, vale viajar com a própria máscara e snorkeling. Eles serão úteis em todas as praias, até mesmo nas que oferecem apenas o incrível mar transparente com areia branca e fina, onde se vê absolutamente tudo! Não esqueça também a câmera subaquática! Em Arraial, ela será muito bem utilizada, especialmente porque o mar permite excelente luminosidade e belos clicks. A Praia do Forno, Prainhas, Praia do Pontal do Atalaia e Praia Grande costumam ser bons pontos para mergulho com snorkeling. Para ir um pouco mais longe da costa, é possível alugar um barco e explorar um pouco mais o mar.

Para os amadores que desejam ter uma experiência de mergulho em profundidade, mas sem a obrigação de fazer um curso, a melhor pedida é o batismo. Você receberá todas as instruções sobre o funcionamento básico do equipamento, os principais sinais para usar em profundidade e dicas para controlar a pressão. Entretanto, o mergulho será em dupla e o instrutor acompanhará bem de perto o percurso. É bastante seguro e certamente será uma experiência incrível! Bons pontos para mergulho de batismo são o Saco do Cherne e a parte de dentro da Ilha dos Porcos, os dois com mar calmo e muita vida.

Com águas tranquilas e rica fauna marinha, será difícil não se encantar por Arraial do Cabo. O preço médio do batismo é 160 reais. Todos os equipamentos são fornecidos pelas operadoras de mergulho. As agências costumam também oferecer serviço de fotos subaquáticas. O custo médio do pacote de fotos é 40 reais. Acompanhantes são aceitos nos barcos, por isso, mesmo que não deseje fazer o mergulho, não deixe de curtir um snorkeling em águas mais afastadas da praia.

Para mergulhadores mais experientes, Arraial reserva naufrágios, grutas e águas extremamente transparentes e ricas em vida marinha. Há locais de mergulho para todo nível, de amador a profissional. Entre os naufrágios, uma ótima pedida é o Thetis, no Saco dos Ingleses. O navio, naufragado em 1830, levava uma carga milionária que ainda não foi totalmente recuperada. Outro destaque é a Fragata Dona Paula, que data de 1827 e está na Ilha dos Franceses, de frente para a Praia Grande. Nos dois casos, a temperatura da água, devido ao fenômeno da ressurgência, pode chegar a 9°C. Veja mais informações sobre os locais de mergulho em Arraial do Cabo.

Quem desejar fazer mergulho de batismo, mergulhos profissionais ou cursos básicos e de especialização, poderá procurar algumas das operadoras de mergulho na cidade de Arraial do Cabo. É aconselhável o contato com a empresa antes da viagem, especialmente nos finais de semana, feriados e alta temporada de verão. Nesses períodos, os grupos costumam sair lotados e há o risco de não conseguir vaga.